Decorria o ano de 1986 estamos precisamente na cidade de Portimão em pleno Algarve.
Na época anterior o Portimonense conquistou a sua melhor classificação de sempre na sua história um honroso 5º lugar o grande obreiro foi Manuel José.
Mas o post de hoje não é para falar sobre a classificação do Portimonense mas sim para falar de mais um caso de corrupção do nosso futebol, a época era a de 1985/1986 até então na cidade de Portimão tudo normal, o Portimonense estava bem na classificação. Nesse fim de semana o Portimonense teria pela frente um forte opositor, opositor esse que lutava pelo campeonato.
Precisamente na semana desse jogo rebentou uma bomba em Portimão que acabaria por alastrar a todo o país, ou quase todo. O jogador Serge Cadorin foi alvo de aliciamento para cometer uma grande penalidade adivinhem contra quem era o jogo? Pois é os mesmos de sempre o F.C.Porto, a verdade é que Cadorin veio para toda a imprensa relatar o sucedido e tendo inclusive ido à PJ apresentar o caso.
Nesse jogo o Portimonense acabaria por vencer por 1-0 o F.C.Porto com um golo do mesmo Serge Cadorin.
A verdade é que nem imprensa nem PJ nem ninguém quiseram saber do caso, segundo o relatório da PJ da época e a própria imprensa nada se poderia provar porque era a palavra de Cadorin contra a de Luciano d'Onofrio.
Cadorin tinha chegado 1 ano antes a Portugal pela mão de Norton de Matos que fora seu colega de equipa no Standard de Liège, tendo como seu empresário o inevitável Luciano d'Onofrio.
Segundo Cadorin Luciano teria oferecido um contrato com o Futebol Clube do Porto para a época seguinte ou então uma transferência para um clube Italiano para além da verba de 500 contos (2500€).
Luciano já naquele tempo trabalhava fervorosamente com Pinto da Costa e a verdade é que os casos no futebol Português apareciam todos os dias ou quase todos os dias. e este foi mais um que morreu sem que ninguém o investigasse.
O mais curioso de tudo isto é que no ano seguinte a a este episódio de corrupção, estava Cadorin ainda ao serviço do Portimonense e quase na eminencia de se transferir para o Sporting, até que aconteceu o que até hoje ninguém quis explicar, nem o próprio jogador comentou o sucedido.
A misteriosa explosão que quase termina com a vida de Cadorin
Cadorin na sua residência e misteriosamente houve uma explosão de gás, que quase terminou com a sua vida, não terminou com a vida mas terminou com a sua carreira, pois as lesões provocadas pela explosão fizeram com que a transferência para o Sporting fosse cancelada e Cadorin esse impossibilitado de praticar futebol. A explosão que quase tirou a vida ao jogador ocorreu no ano a seguir a ter denunciado a tentativa de aliciamento por parte do F.C.Porto e Luciano d'Onofrio.
Luciano d'Onofrio era há época empresário de jogadores de futebol sendo um dos amigos pessoais de Pinto da Costa. Já por essa altura o empresário era procurado pelas autoridades tendo inclusive estado preso, e há altura havia fortes indícios de ligações com máfias e tráfico de armas.
A verdade é que desta historia existem muito poucas fontes e as que existem abordam pouco o ocorrido.
Há anos atrás um jornal ainda tentou entrevistar Cadorin e saber o que de facto se passou naquela semana do jogo contra o F.C.Porto o já falecido Cadorin apenas afirmou que queria continuar a gozar a sua vida em paz e que não queria mais problemas na sua vida devido a tudo o que se passou.
Infelizmente Cadorin já não se encontra entre nós, tendo falecido em Liège a 10 de Setembro de 2007 aos 45 anos de idade.
Que descanse em paz, foi dos poucos que teve a coragem de denunciar a corrupção.
Publicado por kapotes no blog "Avante P'lo Benfica"