Kiavash "Kia" Joorabchian, é um empresário anglo-iraniano, ex-dirigente da Media Sports Investment (MSI). De pais anglo-iranianos, nasceu no Irã e deixou o país com sua família, em 1979, após a queda do Xá Reza Pahlevi e a ascensão do Aitolá Khomeini, transferindo-se para o Canadá e posteriormente para a Inglaterra, onde Kia freqüentou o exclusivo Shiplake College, em Henley-on-Thames, Oxfordshire. Estudou Química e depois Administração no Queen Mary College da Universidade de Londres, mas não chegou a se graduar. Atualmente é cidadão britânico.

Começou nos negócios trabalhando na revendedora de automóveis Mercedes-Benz de sua família, em Kent, ao sul de Londres. Posteriormente, atuou na Bolsa de Petróleo da capital britânica.

Seu primeiro negócio tornado público ocorreu em 1999, quando, em sociedade com Reza Kermani, comprou 85% do jornal moscovita Kommersant - uma publicação de negócios que era então o principal diário independente da Rússia - usando um fundo de investimento baseado nas Ilhas Virgens. Em seguida, vendeu o jornal a um grupo ligado a Boris Berezovsky, talvez o mais rico dos oligarcas russos.

Kia tornou-se multimilionário a partir da venda de sua empresa de equity, American Capital Investments Ltd .

Fundou a Media Sports Investments em 2004.

Kia tornou-se notório por representar os interesses de Boris Berezovsky, que vive exilado na Inglaterra. Desconhece-se, todavia, o seu grau de relacionamento com o proprietário do clube inglês Chelsea, Roman Abramovich - outro dos chamados oligarcas russos.

Kia presidiu a MSI, empresa com sede em Londres que mantinha um contrato de parceria com o Sport Club Corinthians Paulista. Em 2004, a MSI contratatou os jogadores argentinos Carlitos Tevez, Javier Mascherano, Sebá Domínguez, o chileno Johnny Herrera, os brasileiros Roger, Carlos Alberto, Gustavo Nery, Marinho e Marcelo Mattos para atuar no time. Esses jogadores ficaram conhecidos pelos torcedores e pela imprensa como Galácticos e com eles o Corinthians foi Campeão Brasileiro em 2005. Em 2006, Kia tentou comprar o West Ham United, clube que em 2006 recebeu os atletas Carlos Tevez e Javier Mascherano, quando deixaram o Corinthians, após o clube ter sido eliminado da Copa Libertadores da América.

Diante do fracasso das negociações com o West Ham, Joorabchian tentou comprar a equipe do Fulham FC. Atualmente, Joorabchian ainda está envolvido em um imbroglio jurídico com o West Ham United FC, pelo passe de Tevez.

Em julho de 2007, o juiz da 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, Fausto Martins Sanctis, acatou denúncia do Ministério Público e pediu a prisão de Kia Joorabchian, de Boris Berezovski e do diretor de finanças da MSI, Nojan Bedroud; também o presidente do Corinthians, Alberto Dualib, o vice-presidente Nesi Curi, o advogado Alexandre Verri e Renato Duprat foram denunciados pelo MP, por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Os bens da MSI no Brasil foram congelados, o que a impede de realizar qualquer transação bancária.

Em 24 de julho de 2007, o Corinthians anunciou oficialmente o fim da parceria com a MSI.

Joorabchian atualmente trabalha como agente de jogadores. As últimas notícias dizem que Joorabchian estaria disposto a pagar 50 milhões de libras para adquirir a equipe britânica Southampton. Ainda é amigo de Tevez e segundo o site esportivo Olé, é próximo ao Manchester City, atual clube do jogador argentino.

Em 19 de agosto de 2008, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, STF, em decisão liminar, suspendeu a ordem de prisão contra Kia Joorabchian, que dirigia a MSI na época em que a empresa foi parceira do Sport Club Corinthians Paulista. O pedido de habeas corpus, liminarmente deferido, foi formulado ao Supremo Tribunal Federal pelo advogado Roberto Podval, do escritório Podval, Rizzo, Mandel, Antun, Indalecio e Advogados.

A ordem de prisão contra Joorabchian havia sido emitida pela 6ª Vara Criminal da 1ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo. Com a decisão do ministro Celso de Mello, não há qualquer ordem de prisão contra Kia.

Fonte: Wikipédia